MedRadius Você sabe o que é o exame de PET-CT?

Resultados de Exames Laboratoriais e Anatomopatológico

Resultados de Exames por Imagem

CENTRAL DE MARCAÇÃO

4009-0061

NOTÍCIAS

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DA MEDRADIUS!

Você sabe o que é o exame de PET-CT?

Dra. Márcia Lemos - CRM: 4644 / RQE: 5135

 

1- O que é o PET/CT:

É um moderno e sofisticado método de diagnóstico por imagem composto pela Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET - avalia metabolismo celular) e pela Tomografia Computadorizada (CT - avalia alterações anatômicas dos órgãos), daí o nome PET/CT, pois agregada estas duas tecnologias num único exame.
As alterações do metabolismo celular são mais precoces que as alterações anatômicas, portanto, o exame de PET/CT é fundamental para o diagnóstico precoce de diversos tipos de tumores, doenças neurológicas dentre outras indicações clínicas.
É um exame seguro, não invasivo, indolor, podendo ser realizado por crianças, adultos e idosos.

A MedRadius é pioneira na implantação deste exame no estado de Alagoas e disponibiliza os seguintes tipos de exame PET/CT:

· PET/CT com 18F-FDG (oncológico)
· PET/CT neurológico (com software de quantificação Córtex ID) com 18F-FDG
· PET/CT com Gálio 68 - DOTATOC
· PET/CT com Gálio 68 - PSMA

2- Principais indicações do exame PET/CT:
· Investigação de casos suspeitos para neoplasia maligna (câncer) de diversos órgãos do corpo humano.
· Investigação de nódulo pulmonar suspeito.
· Estadiamento de pacientes com diagnóstico confirmado de câncer, para avaliar se a doença está localizada ou se houve disseminação para outras regiões do corpo.
· Avaliação de resposta ao tratamento (quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, etc).
· Avaliação de recidiva da doença, quando ocorre elevação dos marcadores tumorais e os outros métodos diagnósticos não foram conclusivos.

3- Como é realizado o exame PET/CT:
Após preparo prévio do paciente (fornecido pelo setor de Medicina Nuclear e PET/CT – Medradius), a dose de 18F-FDG (Flúor desoxiglicose) é administrada por via endovenosa.
Este radiotraçador não causa nenhum efeito colateral, podendo inclusive, ser usado em pacientes diabéticos.
As imagens do exame PET/CT são adquiridas uma hora após a administração da dose 18F-FDG e se necessário, a critério médico, serão adquiridas imagens tardias (a partir de 90 minutos pós injeção do radiotraçador).
O paciente é posicionado confortavelmente no equipamento que é aberto, semelhante a um exame de tomografia, geralmente não transmite a sensação de claustrofobia.
Tem duração de 10 a 20 minutos (tempo de permanência do paciente no equipamento).

4- Radiotraçadores usados para realização dos exames PET/CT.
Radiotraçador , traçador ou radiofármaco são as substâncias que são administradas por via endovenosa, antes da realização das imagens do PET/CT. NÃO é contraste.

· 18F-FDG (Flúor desoxiglicose).
É o radiotraçador mais utilizado.
Consiste em uma pequena quantidade de glicose “marcada” com o isótopo Flúor 18, que será captada pelas células do tumor. Quanto mais agressivo o tumor, maior será a captação do 18F-FDG.

· Gálio 68 - DOTATOC.
Consiste em uma molécula que é análogo da somatostatina (DOTATOC) “marcada “ com o isótopo Gálio 68.
É o radiotraçador usado para realização do PET/CT -DOTATOC para investigação dos tumores neuroendócrinos bem diferenciados (G1).
Estes tumores geralmente são pequenos, têm crescimento lento e por acometerem as células neuroendócrinas e expressarem receptores de somatostatina, eles podem surgir em qualquer órgão do corpo

· Gálio 68 - PSMA.
Consiste em uma molécula que é o antígeno específico de membrana (PSMA) “marcada “ com o isótopo Gálio 68.
É o radiotraçador usado para realização do PET/CT - PSMA para estadiamento de tumores de próstata de alto risco e em alguns casos de tumor de risco intermediário.

5- Contra - indicação para realização do exame PET/CT.
NÃO é permitida a realização do exame PET/CT em pacientes grávidas.
Pacientes em período de amamentação, a depender da indicação clínica e do seu médico assistente, pode realizar o exame com a orientação de não amamentar nas 24 h pós exame.

6- Condições que permitem a realização do exame PET/CT.
· Pacientes transplantados -> rim, fígado , coração, TMO (transplante de medula óssea).
· Portadores de marca-passo.
· Portadores de próteses.
· Portadores de insuficiência renal aguda ou crônica.
· Pacientes em programa de hemodiálise.

7- Pacientes com claustrofobia, o que fazer?
Ao agendar o exame, o paciente pode pedir para fazer uma visita ao setor de Medicina Nuclear que será acompanhada pelo biomédico responsável, ver o equipamento, verificar como é feito o exame e esclarecer suas dúvidas.
Caso necessário, também é possível realizar o exame PET/CT sob sedação anestésica com acompanhamento do médico anestesiologista.

8- Observações importantes:
A dose do 18F-FDG é produzida em cíclotrons que são equipamentos sensíveis, complexos e de alta tecnologia disponíveis em Vitória de Santo Antão (Pernambuco), Brasília –DF, Salvador –BA, Rio de Janeiro-RJ e São Paulo – SP, que distribuem para todos os serviços de Medicina Nuclear do Brasil, por via aérea e terrestre.
A produção da dose de 18F-FDG obedece a rígidas técnicas de controle de qualidade, não pode ser armazenada, tem um custo bastante elevado e é realizada conforme agendamento prévio ( a dose é produzida, individualmente, para cada paciente).
Caso o paciente desista de realizar o exame, é fundamental comunicar à Medradius com 48 horas de antecedência para que tenhamos tempo de cancelar a dose nos centros de produção.