MedRadius Os efeitos colaterais ligados à imunidade

Resultados de Exames Laboratoriais e Anatomopatológico

Resultados de Exames por Imagem

CENTRAL DE MARCAÇÃO

4009-0061

NOTÍCIAS

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DA MEDRADIUS!

Os efeitos colaterais ligados à imunidade

A queda da imunidade é chamada de neutropenia. A quimioterapia tem como objetivo neutralizar as células cancerosas do tumor, porém, ela também pode afetar células saudáveis, como as da medula óssea.

Quando isso acontece, ocorre a neutropenia. Há uma queda na produção de elementos do sangue, incluindo os glóbulos brancos, que são os principais responsáveis pelo sistema imunológico.

Essa condição é geralmente descoberta em exames de rotina ao longo do tratamento, como um exame de sangue, já que é um efeito colateral silencioso. Contudo, o paciente deve ficar atento a alguns sinais, como febre alta, diarreia, ardor ao urinar, calafrios ou transpiração excessiva, tosse ou dificuldade para respirar.

Se forem identificados sinais de que a imunidade está baixa, podem ser solicitados exames que comprovem esta situação. Nos casos mais graves, é necessário interromper o tratamento até que o paciente se recupere.

É aconselhável evitar contaminações tomando alguns cuidados, como lavar as mãos com frequência, especialmente depois de sair de ambientes desconhecidos, evitar multidões, usar máscara na rua, evitar comer fora de casa, evitar alimentos crus como peixes e carnes cruas, entre outros. Consulte seu médico para ter uma orientação completa.