MedRadius Vivendo com o câncer de ovário

Resultados de Exames Laboratoriais e Anatomopatológico

Resultados de Exames por Imagem

CENTRAL DE MARCAÇÃO

4009-0061

NOTÍCIAS

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DA MEDRADIUS!

Vivendo com o câncer de ovário

Em caso de câncer de ovário, o tratamento pode remover ou destruir o tumor, em algumas situações a lesão pode não desaparecer completamente, é quando se faz necessário aprender a viver com a doença.

Na maioria dos casos a vida após o câncer significa voltar a realizar suas atividades e também a fazer novas escolhas.

Cuidados no acompanhamento

O tratamento para o câncer de ovário pode persistir por meses ou anos. Quando o tratamento termina, os médicos irão acompanhá-lo ainda de perto por alguns anos. Por isso é muito importante comparecer a todas as consultas de acompanhamento. Nestas consultas o médico sempre o examinará, conversará com você sobre qualquer sintoma que tenha apresentado, poderá pedir alguns exames de laboratório ou de imagem para acompanhamento, reestadiamento da doença e avaliação dos efeitos colaterais.

Acompanhamento clínico

Em pacientes sem sinais remanescentes do câncer de ovário, muitos médicos recomendam visitas de acompanhamento e exames de tomografia computadorizada a cada 6 - 12 meses nos primeiros 2 anos após o tratamento, e visitas anuais e tomografias após esse tempo, embora as visitas ao médico possam ser mais frequentes no início.

Registros médicos

Eventualmente em algum momento após o diagnóstico e tratamento do câncer de ovário, você pode consultar outro médico, que desconheça totalmente seu histórico clínico. É importante que você seja capaz de informar ao novo médico os detalhes do diagnóstico e do tratamento. Verifique se você tem a seu alcance, informações como:

  • Cópia do laudo de patologia e de qualquer biópsia ou cirurgia.
  • Cópia do relatório de alta hospitalar.
  • Cópia do relatório do tratamento radioterápico.
  • Cópia do relatório quimioterápico, incluindo medicamentos utilizados, doses, e tempo do tratamento.
  • Exames de imagem.

O médico pode querer manter cópias dessas informações, não se esqueça de sempre manter cópias de tudo com você!