MedRadius Prisão de Ventre em pacientes oncológicos

Resultados de Exames Laboratoriais e Anatomopatológico

Resultados de Exames por Imagem

CENTRAL DE MARCAÇÃO

4009-0061

NOTÍCIAS

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DA MEDRADIUS!

Prisão de Ventre em pacientes oncológicos

A constipação (prisão de ventre) no paciente oncológico é um sintoma comum durante o tratamento oncológico. A causa da constipação é de origem multifatorial podendo estar associada tanto a quimioterapia como ao uso de alguns medicamentos e pode estar relacionada à localização do tumor ou até mesmo a uma alimentação deficiente.
Aqui abaixo seguem alguns dicas para ajudar nesse processo:

• Beba de 8 a 10 copos de água ao longo do dia ou 4 garrafas de 500mL
• Aumente o consumo de frutas nos lanches e sobremesas, principalmente as que possam ser consumidas com casca ou bagaço. As frutas que ajudam o intestino a funcionar são: mamão, laranja com bagaço, acerola, ameixa, tangerina, caqui, uva com casca e pêra;

• Consuma farelo de aveia, trigo, chia ou similares pelo menos 1 vez ao dia, em: papas, sopas, vitaminas, iogurtes ou com frutas. Outra opção é substituir a farinha de trigo no preparo de bolos e outras preparações por aveia em flocos ou farelo de aveia.

Evite os alimentos que “prendem” o intestino, como maçã, banana prata, goiaba, caju, limão, cenoura cozida, batatas, inhame, cará, chá preto, refrigerantes, pão branco, tapioca, água de côco.

• Prefira os alimentos que ajudam o intestino a trabalhar como: feijão, lentilha, grão de bico, milho; abóbora, beterraba, abobrinha, vagem e alimentos integrais. É importante antes de cozinhar deixar essas leguminosas (feijão, lentilha, grão de
bico) de molho na água por cerca de 12 horas, trocando essa água cerca de duas vezes para diminuir a formação de gases).

Se a constipação do paciente estiver associada ao uso de opióides (Morfina, Metadona, tramadol e etc) ou algum tipo de obstrução tumoral pode ser necessário um ajuste na consistência da dieta, converse com seu nutricionista!

Para maiores informações agende uma consulta!