MedRadius Como está o seu fígado?

Resultados de Exames Laboratoriais e Anatomopatológico

Resultados de Exames por Imagem

CENTRAL DE MARCAÇÃO

4009-0061

NOTÍCIAS

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DA MEDRADIUS!

Como está o seu fígado?

Dra. Flávia Mota de Alencar (CRM: 5334)

Quando se fala em câncer os olhares mudam, mas é preciso conhecer o assunto para se precaver através da prevenção.

Quem fala sobre este assunto é a Dra. Flávia Alencar, oncologista clínica do Centro de Tratamento de Câncer MedRadius. A médica afirma que o hepatocarcinoma é responsável por mais de 90% dos cânceres primários do fígado. Ele é a 6ª neoplasia maligna mais comumente diagnosticada no mundo e a 3ª causa mais comum de mortalidade relacionada ao câncer, o que demonstra sua agressividade.

A Dra. Flávia chama a atenção, pois a maioria dos casos tem sua origem relacionada à cirrose secundária à infecção crônica pelos vírus B ou C da hepatite. O álcool também é importante fator predisponente à cirrose hepática e ao hepatocarcinoma. A esteatohepatite ou esteatose hepática (popularmente chamada de “gordura no fígado”) também é fator de risco para esse tipo de câncer, sobretudo em obesos. Outros fatores de risco mais raros são as aflatoxinas e doenças metabólicas hepáticas.

Pacientes com fatores de risco para o hepatocarcinoma devem ser submetidos ao rastreamento periódico com ultrassonografia, podendo outros métodos ser utilizados.

Os tratamentos com maior potencial curativo são a cirurgia e o transplante hepático. As terapias ablativas (ablação por radiofrequência e alcoolização tumoral percutânea) têm pequeno potencial para cura nos tamanhos inferiores a 2 cm. Quimioembolização e quimioterapia sistêmica também têm seu papel no tratamento desta grave doença.