CENTRAL DE MARCAÇÃO

4009-0061

Resultado de Exames

NOTÍCIAS

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DA MEDRADIUS!

Campanha de higienização das mãos – Hospital MedRadius

O Dia Mundial de Higiene das Mãos, comemorado todos os anos em 5 de maio, mobiliza pessoas em todo o mundo com o propósito de aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde, protegendo assim, tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde contra as infecções.

Sabe-se que a higiene das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).  A higiene das mãos (com preparação alcoólica ou com sabonete líquido e água) é uma das ações mais eficazes que se pode executar para reduzir a propagação de patógenos e prevenir infecções, incluindo a COVID-19. 

Assim, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade podem desempenhar um papel importante na prevenção das infecções, praticando a higiene freqüente das mãos, e salvando vidas durante essa pandemia. Esta prática, de alcance universal da saúde, é baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde. A adequada higienização das mãos contribui para prevenir e controlar infecções relacionadas à assistência à saúde. As infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes em todo o mundo e impactam significativamente os pacientes e os sistemas de saúde. Em países desenvolvidos essas infecções representam cerca de 5% a 10% das internações hospitalares e em países em desenvolvimento pode acometer mais de 25% dos pacientes.

Como parte da Campanha do 5 de maio de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS), apoiada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) visam:

  • Tornar a higiene das mãos uma prioridade global;
  • Inspirar a higiene das mãos e a mudança de comportamento para as práticas de segurança do paciente; e
  • Estimular os profissionais de saúde a desempenharem as boas práticas de cuidados limpos e seguros para a prevenção de infecções e melhoria da segurança do paciente em serviços de saúde, favorecendo a segurança do paciente, dos profissionais e do ambiente de assistência à saúde.

 Os profissionais responsáveis pela prevenção e controle de infecções (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) orientam com o devido conhecimento sobre a prática da higiene das mãos para a prevenção de infecções em serviços de saúde, como as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e COVID-19, por meio de capacitações sobre o tema, especialmente no cenário atual de pandemia em nosso país e no mundo. Enfim, a Campanha estimula os profissionais, pacientes e familiares a participarem de sua própria assistência visando ao cuidado mais seguro em serviços de saúde

Por: Aline Cavalcante de Almeida Cotrim - Enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

GALERIA DE IMAGENS